Perguntas frequentes sobre baterias (MOD's)



Qual é a diferença entre as várias baterias Li..... (lithium-based) ?

Todas funcionam essencialmente da mesma maneira, a grande diferença é o químico que é usado em cada uma delas.
Algumas misturas de litio são estáveis e menos voláteis a descarregar e na temperatura que alcançam. No cado das LiPo, estão essencialmente a lidar com uma bateria de multiplas celulas conectadas entre elas para aumentar a voltagem, capacidade e que permitem uma mais alta taxa de descarga.


Baterias protegidas? High Drain? O que são?

​As baterias protegidas tem um circuito interno que protegem as células da temperatura, pressão e curto circuito. Em caso de pressão em excesso a bateria deixa de funcionar por motivos de segurança.
Baterias High Drain não tem o circuito de protecção e usam um quimico como IMR (LiMn204) que  permite uma performance mais estável e confiavel.
 

Quais usar no meu MOD?

Se estás a usar um MOD mecánico simples a maior parte dos vendedores vai recomendar uma Bateria Protegida.
Isto porque estes MOD's não tem protecção interna (como protecção contra curto-circuito) e não é necessária uma descarga elevada.

Baterias High Drain como as IMR são geralmente recomendadas para MODs electrónicos, que muitas vezes permitem regular a voltagem e/ou a potência (Watts).
Estes aparelhos requerem uma descarga mais elevada do que aquela que as baterias protegidas conseguem oferecer. A protecção para a bateria já se encontra na electrónica do MOD.
Algumas marcas de baterias IMR também são recomendadas para MOD's mecánicos devido à segurança dos químicos utilizados e a sua performance.

 

Stacking – o que é?

Stacking de baterias é quando coloca no MOD 2 ou mais baterias para aumentar a voltagem ou a capacidade. Duas baterias de 3,7V vão conseguir uma voltagem de 7,4.
A duração das baterias vai depender da voltagem ou potencia que está a utilizar no MOD.
Em suma, o stacking permite aumentar o poder da bateria e da durabilidade.

 
É perigoso fazer Stacking de baterias?

Pode ser. O problema com baterias em stacking é que elas estão menos sincronizadas do que isoladas, e é mais provável que aconteça um problema. Se uma das baterias estiver com menos carga do que a outra, pode fazer a bateria que tem mais carga reverter a carga da outra.
Isto causa interferências e picos de temperatura dentro das baterias e com a continuação pode causar a combustão ou explosão da bateria.
Se decidir fazer stacking de baterias use sempre em pares. Use as baterias e carregue as baterias ao mesmo tempo.
 

Considerações de Segurança e sintomas?

O abuso físico e eléctrico da bateria pode causar-lhe uma morte prematura ou a explosão. É importante tratar as baterias com cuidado e perceber os sintomas de uma bateria que começa a falhar.

Sinais a estar atento:

- Bateria aquece demasiado
- Bateria começa a exalar odores
- invólucro com bolhas ou derretido
- decréscimo substancial e abrupto da durabilidade da bateria

Se estes sintomas ocorrerem pare de imediato de usar a bateria.


O que pode danificar a minha bateria?

As causas mais comuns são as seguintes:
- quedas acidentais
- descarregar em demasiado
- carregar demasiado


Como assegurar que não descarrego demasiado a minha bateria?

Assegure-se que tem a bateria certa para o seu aparelho. Use todas as protecções adequadas no caso de MOD's mecánicos um fusível pode ser uma protecção adicional. Os MOD's digitais trazem as protecções adequadas de fábrica.


Como prevenir o excesso de carga?

Use sempre o carregador adequado para a sua bateria. Assegure-se que voltagem de output é igual ou inferior à da bateria que quer carregar. Usar uma voltagem inferior não danifica a bateria mas vai aumentar o tempo de carga.


Como descubro a que Amperes devo carregar a minha bateria?

Olhe para os mah escritos na bateria e ande 3 casas decimais para a esquerda.


3500 mah battery = 3.5 amp MAXIMO
2250 mah battery = 2.25 amp MAXIMO
600 mah battery = 0.6 amp MAXIMO

Como guardar as baterias?

Se tiver baterias que não vai usar durante alguns meses, a recomendação é que as guarde com cerca de 50% de carga. Isto previne a pilha de “babar”.

Ao guardar as baterias proteja-as individualmente do contacto com outras baterias ou metais. Há caixas próprias de plástico para o efeito.

............................................................

(fonte: e-cigarette-forum.com)

Compartilhe esta postagem


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados