Cientistas chocados depois de testar o vapor de cigarros electronicos em laboratório

Já ouvimos várias vezes várias entidades ligadas à saúde (ou a lobbys com outros interesses!) afirmar que não existe evidência cientifica de que os Vaporizadores (e-cigs) são uma alternativa segura ao cigarro tradicional, que não existem estudos de longo prazo, etc e tal.

Mas a verdade é que a pesquisa realizada sobre o assunto é abundante e todos os meses surgem novos estudos que chegam às mesmas conclusões: o vapor é mais seguro para a saúde.

Um recente estudo publicado no “Regulatory Toxicology and Pharmacology” mostra aquilo que está “escondido” no Vapor comparado-o com o Fumo. Neste os cientistas fizeram testes a três sabores de eliquidos (ofBlu ecigs e SkyCigs) e às marcas de cigarros Marlboro Golds e Lambert & Butler. Testaram também o ar ambiente de uma sala como base para comparar os resultados.

Os cientistas procuraram especificamente por 8 toxinas: carbon monoxide, carbonyls, phenolics, volatiles, metals, tobacco-specific nitrosamines, polyaromatic amines, and polyaromatic hydrocarbons.

Não foi surpresa nenhuma que o fumo do cigarro estava impregnado de químicos venenosos, mas os cientistas ficaram surpreendidos com a quantidade quase inexistente de toxinas do vapor dos eliquidos, quase equiparado aos valores do ar de uma sala normal.

Em vez de toxinas mortais, o vapor de eliquidos contem apenas propileno glycol, agua,e vestígios de aroma e nicotina.

Para conseguirem registar alguma toxicidade num vaporizador os cientistas tiveram de retirar 99 puffs para conseguir medir a quantidade ínfima de 0,18 miligramas de HPHC's (Harmful and Potentially Harmful Constituents – Componentes Prejudiciais e potencialmente prejudiciais para a saúde) . Para ter a noção do que estamos a falar : uma simples passa num cigarro marlboro regista 30.6 miligramas.

Numa comparação puff a puff, um cigarro tem 2000 vezes mais toxinas que um vaporizador.

Neste estudo é claro que os Vaporizadores são uma alternativa muito mais segura para fumadores que queiram deixar de fumar.

Os legisladores tem que olhar para estes dados que estão a vir a publico e não podem mais argumentar razões de saúde publica quer para as proibições de fumar em espaços públicos quer como justificação da aplicação do imposto do tabaco sobre os e-líquidos.

…………………………………………………………………………...

 

Fonte: ChurnMag - We've got Vapping Covered

http://www.churnmag.com/news/scientists-shocked-after-testing-ecig-vapor-in-the-lab/

 


Compartilhe esta postagem


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados