Pulmões, Mentiras e Vaping (e o twist Madeirense!)

A última notícia sensacionalista e assustadora que temos visto nos Media e no Facebook:  Vaping burned a hole in my lungs” (Vapar fez um buraco nos meus pulmões).

É mais uma notícia de "bota a baixo" o Vaping, das que tem vindo a público ultimamente, principalmente em Inglaterra, que até parece que tem alguém a organizar esta "campanha de desinformação".

A "notícia" afirma que um homem de 33 anos foi hospitalizado depois do seu cigarro electrónico ter derramado e-liquido quente pela sua garganta abaixo. Ele teve alta no dia seguinte, mas passado 5 dias teve de passar outra noite no hospital queixando-se de dores no peito.

Assustador o suficiente?

Esta história da treta, acompanhada com fotos que mostram dois buracos monstruosos nuns pulmões, está muito longe da verdade.

Nenhum jornalista, incluindo aqueles do Jornal onde a notícia foi publicada (The Sun), teve o cuidado de fazer uma básica averiguação dos factos:

  • Sim, ocasionalmente ocorre um salpico de líquido quente pela boquilha. É quente, mas não é a ferver, e tudo o que faz é deixar um gosto desagradável na boca. Tal salpico não é capaz de fazer um buraco nos pulmões, até porque nem chega lá!!
  • Alguém com um buraco nos pulmões não tem alta no dia seguinte. Estava era internado nos cuidados intensivos! Com ar a escapar pelos alegados buracos, os pulmões colapsariam em minutos.

Basicamente, esta é uma história sem pés nem cabeça. Mesmo com aparelhos extremamente poderosos não é possível causar este tipo de ferimento. E a pessoa em questão diz que estava a usar um istick 30 com um subtank.

Apesar de a noticia ter sido apenas publicada no The Sun, vários outros meios, e com mais credibilidade jornalística apanharam a deixa (Telegraph e Independent) e sem verificar factos fizeram "copy/past". No entanto dão credibilidade ao assunto e ajudam na campanha anti-vaping.

É mais um exemplo de mau jornalismo (não é só em Portugal ! ) onde não se verificam factos, não se contactam as fontes, o Hospital, um médico ou especialista, ninguém foi ouvido a não ser o Martin Mckee a queixar-se dos buracos nos pulmões.

 

Nota do blogger - Só acreditava nesta história se o Líquido tivesse proveniência da Ilha da Madeira e tivesse a mão desse mítico alquimista de nome César A. que gostava de umas gotinhas de A.C. nas suas misturas !   :) kkkkkk  Quando o CA põe AC tudo é possível !

.........................................................................................................

Fonte: http://ecigsplaza.co.uk/ecigs-news/lungs-lies-and-vaping/

Compartilhe esta postagem


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados